O projeto LUAR tem o objetivo de atender às demandas sociais, através das múltiplas linguagens artísticas realizadas por articuladores culturais.
Quatro oficinas são ofertadas atualmente: grafite, danças urbanas, percussão e canto coral para cerca de 110 crianças e adolescentes de Juiz de Fora-MG.
Tem o objetivo de aumentar o alcance do ensino de xadrez nas escolas públicas e privadas. Atualmente, o projeto está implantado nas escolas públicas dos municípios de Argirita-MG, Chácara-MG, Ewbank da Câmara-MG, Leopoldina-MG, Juiz de Fora-MG, Matias Barbosa-MG e São Paulo-SP.
A iniciativa tem o intuito de disseminar a cultura enxadrista para a rede pública de ensino, garantindo não só a equidade ao acesso, mas também os benefícios que são gerados através de sua prática.
O programa é focado em capacitações práticas para microempreendedores locais, com encontros mensais, trazendo profissionais referências no mercado para discutirem técnicas e experiências com os empreendedores da cidade.
Em 2022, cerca de 15 negócios foram acelerados com o programa, com índice de satisfação dos participantes de 95%.
Visa capacitar comunidades com conhecimento sobre água, saneamento e higiene, usando a ciência translacional para melhorar a prestação de serviços. O projeto piloto foi realizado em Monte Verde de Minas, uma comunidade da Zona Rural de Juiz de Fora, através do apoio da E. M. Padre Caetano e da comunidade local.
O projeto é realizado pelo Instituto Albert Sabin em parceria com a Global WaSH, uma organização internacional sem fins lucrativos.
O projeto Voa Literatura tem como principal objetivo o estímulo à literatura. Ele é realizado nas escolas públicas em parceria com a escritora Magda Trece. Além da leitura, as crianças ainda têm a oportunidade de assistirem a uma apresentação da escritora, transformando em realidade toda história dos livros.
No projeto Cavaco Delas são ofertadas às mulheres aulas de cavaquinho atreladas a exercícios de consciência e desenvolvimento corporal. O intuito é possibilitar espaço de vivência musical, intercâmbio entre os coletivos, além de estimular o protagonismo das mulheres na execução do instrumento e, consequentemente, nas rodas de samba da cidade.
O objetivo do Prepara Parto é contribuir para a não ocorrência da violência obstétrica, garantindo às mulheres o acesso às informações baseadas em evidências científicas e o respeito ao seu protagonismo e autonomia durante o parto. Tudo isso, através da realização de práticas integrativas e acolhedoras.
O projeto Salte Alto apresentou a algumas mulheres a noção de autonomia na carreira profissional, para que elas se preparem para ocuparem vagas em empresas, cujo ambiente seja fortalecedor das suas competências, encorajador da sua capacidade e grande incentivador do seu reposicionamento pessoal. Empregar e retê-las no mercado de trabalho é o principal intuito.
Bebê a Bordo é um projeto cujo objetivo consiste em disseminar informações que visam preparar a família para a gestação, parto e cuidados com o bebê, através da realização de palestras, ofertadas na modalidade presencial e on-line. Tradicional na cidade, a iniciativa do Hospital Albert Sabin, hoje é executada em parceria com o Instituto Albert Sabin, e já passa da 100ª edição, impactando centenas de família no município.