Logo Instituto Albert Sabin

Leo Santana, jogador de futsal da Seleção Brasileira se torna embaixador do projeto "Segue O Jogo" do Instituto Albert Sabin

05/07/2019

Ser jogador de futebol é o sonho de muitas crianças brasileiras. Poucas conseguem se tornar profissionais, mas o legado do esporte permanece importante para a formação dos jovens, já que ensina noções de ética e disciplina. Pensando em transmitir esses valores para as crianças e adolescentes de Juiz de Fora, o jogador de futsal Leo Santana irá consolidar, nesta semana, uma parceria com o Instituto Albert Sabin para ser embaixador do projeto "Segue o Jogo", na intenção de reestruturar o futsal na cidade. O atleta já integrou equipes como: Kairat Almaty, do Cazaquistão, Sibiryak, Rússia, atualmente no Barcelona e, desde janeiro de 2018, faz parte da Seleção Brasileira.

Com 31 anos, o Leo Santana iniciou a prática esportiva nas categorias de base do Sport Clube com 8 anos. Continuou jogando futsal até os 18. O fixo mineiro, que também joga como ala no Barcelona desde 2017, começou a carreira profissional no Praia Clube, de Uberlândia. O primeiro time na Europa foi logo uma potência do esporte: o Kairat Almaty, do Cazaquistão, terceiro colocado no último torneio continental. Após quatro temporadas e um título da UEFA em 2012/13, conquistado também em cima dos blaugranas, Léo Santana seguiu para a Rússia, onde passou três anos vestindo a camisa do Sibiryak. Em 2017, transferiu-se para o Barcelona onde conquistou a Liga Espanhola, Copa da Espanha e Copa do Rei, neste ano também foi convocado para a seleção brasileira de Futsal onde conquistou o Grand Prix.

Criado em outubro de 2018, o Instituto Albert Sabin, presidido pelo médico Dr. Célio Chagas, coordena ações de responsabilidade social em Juiz de Fora e região, tendo como missão promover saúde, educação, desporto, cultura, sustentabilidade, desenvolvimento econômico e social para gerar experiências transformadoras. "O projeto em parceria com Leo Santana visa abrir novas perspectivas para a cidade, resgatando o futsal e estabelecendo parcerias para fortalecer a prática esportiva em nosso município que já exportou craques desta modalidade para grandes clubes do mundo inteiro", ressalta Dr. Célio Chagas, presidente do Instituto Albert Sabin.